Biologia do desenvolvimento e células-tronco
A biologia do desenvolvimento é a disciplina da biologia que estuda o desenvolvimento dos seres vivos em suas diversas fases. Abrange o crescimento e a diferenciação celular e a morfogênese.
A embriologia é um campo da biologia do desenvolvimento que estuda o desenvolvimento desde a formação do zigoto até o fim do desenvolvimento embrionário.
O vídeo mostra como ocorre a fecundação, com o espermatozóide inserido no óvulo por meio de uma fina agulha. Após é mostrado a divisão celular até o estado de blastócito, onde a maioria das células encontra-se na superfície, porém algumas se encontram no interior, boiando em um líquido. Estas são as células-tronco, que são capazes de formar qualquer tecido do corpo, como por exemplo ossos, nervos, músculos e sangue. O estudo delas facilita a investigação médica baseada na regeneração dos tecidos, podendo no futuro auxiliar nos tratamentos de doenças degenerativas, pois poderão ser realizados transplantes que hoje são impossíveis, evitando rejeições. Futuramente poderão formar órgãos completos.
As células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e neuropatias.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças ou traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário